"Descubra seu estilo"

Olá, meninas! <3


Se você chegou até aqui pensando que descobrir o seu estilo é tipo uma receitinha de bolo, não é bem assim... mas, não tem que ser um bicho de sete cabeças! Quando a gente se dedica um pouquinho mais e foge do piloto automático, tudo se transforma e a criatividade vem!



Antes de tudo, é importante a gente entender que tendência e estilo são coisas bem diferentes. Como diria Coco Chanel, "a moda passa, o estilo jamais". E resumindo em poucas palavras, as tendências são reflexos da sociedade, resultados de pesquisas de diversas fontes, que de repente, estão em todas as vitrines, blogs, celebridades, redes sociais, todo mundo usando!



O erro mais comum é achar que "virou tendência = tem que ter!" Você só tem que ter o que faz sentido para você. Não vale a pena comprar algo que não rende com outras peças do seu armário ou que você vai usar uma vez e nunca mais. E é aí que surge o E-S-T-I-L-O.


Estilo é tudo aquilo que te faz ser única, que te caracteriza. Estilo é responder através das roupas quem você é. Por isso, é necessário muito autoconhecimento!


Um ótimo exercício para isso é a Pirâmide de Estilo. Ela não vai resolver seu estilo em sete dias, rs, mas ela é uma boa ferramenta para te fazer pensar mais sobre o processo de se vestir.


Começar a trabalhar em home office, há três anos atrás, foi algo que trouxe muita mudança para minha vida, onde eu percebi que meu armário tinha muita roupa que já não fazia tanto sentido para essa nova fase. Quando conheci a Pirâmide de Estilo através de uma amiga psicóloga, logo coloquei em prática e foi transformador.


Se você quer testar, eu vou deixar um link no fim do post para você baixar um layout simplificado que criei para te ajudar nesse processo.


PIRÂMIDE DE ESTILO


1 PASSO

Desenhar uma pirâmide onde você vai criar espaços com cada atividade que faz parte da sua vida. Na base da pirâmide vai ter aquilo que você mais faz e, no topo, o que menos faz.

Exemplo: na base da minha pirâmide está o trabalho que ocupa a maior parte do meu tempo, no topo está festas/baladas (que é algo que não faço com frequência). Entre um e outro podem ter as mais diversas atividades!


2 PASSO

Ao lado de cada espaço criado, você começa a pensar sobre que tipo de roupa você costuma usar naquela atividade. Descreva com o máximo de detalhes possíveis para entender bem sobre as suas necessidades e prioridades.

Exemplo: como eu trabalho em casa priorizo roupas leves e confortáveis. Gosto de usar blusinhas tipo t-shirt, calças de tecidos leves, tênis ou sapatos baixos e acessórios coloridos ou com design diferenciado. Você precisa fazer esse exercício com cada atividade que está na sua pirâmide.


3 PASSO

Essa é uma parte muito importante: qual a sua intenção ao vestir-se para cada atividade? Escreva sem julgamentos e sinta-se livre para refletir sobre o que é importante para você. É se sentir bonita? Confortável? Romântica? Sensual? Estar elegante?

Exemplo: no trabalho eu gosto de usar roupas que sejam arrumadinhas, sem formalidades e que passem um ar de criatividade, já que meu trabalho é a moda. Conforto, beleza e criatividade são as minhas principais intenções. Observe que algumas intenções vão se repetir em cada atividade da sua rotina: e isso diz MUITO sobre você.


4 PASSO

Inspirações!

Aqui, a gente vai dividir em duas diferentes etapas. Na primeira delas, eu quero que você pense sobre as roupas que já tem e que usa muito (aquela que quase sai sozinha, sabe?). Anote todas! Na segunda etapa, você vai pensar sobre as roupas que acha lindo quando vê nos outros e tem vontade de testar também.

Para visualizar bem, você pode criar pastinhas de referências no Pinterest ou no Instagram para salvar essas imagens que representem essas peças. Assim, você estará criando um painel de referências com tudo aquilo que você tem afinidade, que faz sentido para você e vai conseguir perceber elementos que se repetem, estilos parecidos, detalhes, cores.


Quando terminar os quatro passos, analise tudo com muito carinho e reflita: as roupas que você tem estão de acordo com a imagem que você quer transmitir? Elas tem os elementos de estilo que você curte? As proporções de peças que você já tem estão corretas para cada atividade, ou anda comprando muito para o topo da pirâmide e se esquecendo da base?


Para algumas pessoas é fácil e intuitivo, para outras é mais difícil e por isso existe o trabalho das Consultoras de Imagem e Estilo.


A ideia deste exercício é ser apenas um start! Uma forma de começar a pensar melhor sobre suas roupas, sobre sua imagem e também para ajudar a entender suas reais necessidades em futuras compras.


Curtiu? Para facilitar, você pode baixar aqui um esqueminha da pirâmide.

Quando fizer, aproveite para me contar os seus resultados!



Com amor,

Lulu <3



36 visualizações
Siga-nos:
logotipo lulu seda roupas femininas práticas e lindas

Rua Professor Miguel de Souza, 360 - 29.145.383/0001-78

LUÍZA DE CASTRO SÊDA 09943847697

2020 © Lulu Seda - Todos os direitos reservados.

Minas Gerais - Brasil.