Autocuidado: o que você faz para si mesma?

2019 vem chegando ao fim e é aquela época em que ficamos mais reflexivos sobre todas as questões que vivemos ao decorrer do ano.


A verdade é que na correria do dia-a-dia, esquecemos de detalhes importantes: como temos nos tratado? Será que o carinho e o cuidado que muitas vezes temos com os outros, também temos conosco?


Segundo o dicionário, autocuidado é o conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar. Resumido por mim, em poucas palavras, é nutrir a alma.

O autocuidado ajuda a levantar a autoestima e, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de egoísmo! É amar a si mesmo. É cuidar da sua paz interior. É se conhecer e se respeitar. E quando estamos de bem com a nossa própria vida é que conseguimos compartilhar o nosso melhor com os outros.


E como praticar o autocuidado?


Bom, eu penso que essa resposta é bem particular. O primeiro caminho é avaliar como é a sua rotina, quais são suas maiores limitações, como você tem utilizado o seu tempo...


Essas questões vão variar muito de uma pessoa para outra, mas como a minha intenção aqui é te ajudar a pensar mais sobre o tema, vou contar o que eu fiz este ano para me tratar com mais carinho.


1. VOLTEI PARA AS AULAS DE YOGA E TERAPIA

Esse "combo", como costumo brincar por aí, é o que me faz voltar para o eixo. Me ajuda a ter mais equilíbrio para lidar com as dificuldades da minha vida profissional e pessoal e, também, mais paciência com os meus processos. Eu simplesmente amo! E recomendo fortemente à todos.


2. MASSAGEM RELAXANTE

Um pequeno luxo que gosto de me dar de presente de vez em quando. Me sinto bem e renovada. É um tempo que vez o outra me permito ter para desligar da correria do dia-a-dia e simplesmente relaxar.


3. MENOS CAFEÍNA, MAIS CHAZINHO

Mineirinha que sou, adoro um bom café. Percebi que a quantidade que estava tomando contribuía para alimentar a minha ansiedade. Decidi, então, que reduzir seria uma boa opção para cuidar mais do meu bem-estar psicológico. Daí, passei a fazer a troca por uma grande xícara de chá.


4. DIA DA BELEZA

Um domingo tranquilo com muito óleo de coco no cabelo, máscaras faciais, unhas feitas, creminho nos pés... Coisinhas de beleza que adoro e que me fazem me sentir linda e feliz!


5. ME DESAPEGUEI DE PESSOAS

Fiz uma bela de uma limpa na minha lista de amigos, rs. Percebi que eu tinha um apego ao descaso das pessoas e, decidi, de uma vez por todas, mudar isso na minha vida. Optei por cuidar e nutrir as amizades que realmente fazem sentido para mim e que sinto uma troca de boas energias. Essa foi uma das maiores provas de respeito comigo mesma, com os meus sentimentos... E me sinto muito em paz com essas decisões!


Existem inúmeras formas de se cuidar! Essas são as 5 que pratiquei ao longo deste ano... Viajar, fazer exercícios físicos, assistir Netflix e arrumar o meu armário também estão entre as minhas opções favoritas quando quero me cuidar!


E vocês? Tem praticado o autocuidado?

O que você gosta de fazer para se tratar com amor?

Me contem nos comentários, vou adorar saber.


Com amor,

Lulu <3

0 visualização
Siga-nos:
logotipo lulu seda roupas femininas práticas e lindas

Rua Professor Miguel de Souza, 360, Belo Horizonte / MG 29.145.383/0001-78

LUÍZA DE CASTRO SÊDA 09943847697

2020 © Lulu Seda - Todos os direitos reservados.